Processo Criativo
Um bom design coloca as pessoas em primeiro lugar, usando a criatividade para resolver problemas, desafiar o pensamento e melhorar a vida.
Através do poder do design, criamos melhores lugares, melhores produtos, melhores processos e melhor desempenho.
No coração da estrutura de inovação está a metodologia de design criada pelo British Design Council, o Double Diamond – uma descrição clara, abrangente e visual do processo de design. Lançado em 2004, o Double Diamond se tornou mundialmente conhecido com milhões de referências a ele na web.
É com essa metodologia que eu crio os meus projetos de design. Confira abaixo cada etapa do processo:
O Double Diamond transmite claramente um processo de design para designers e não designers. Os dois diamantes representam um processo de explorar uma questão mais ampla (pensamento divergente) e, em seguida, tomar ações focadas (pensamento convergente).
Descobrir
O primeiro diamante ajuda as pessoas a entender, em vez de simplesmente assumir, qual é o problema. Envolve conversar e passar tempo com as pessoas afetadas pelos problemas.
Definir
As informações obtidas na fase de descoberta irá ajudar a definir o desafio de uma maneira diferente.
Desenvolver
O segundo diamante incentiva a dar respostas diferentes para o problema claramente definido, buscando inspiração em outros lugares e projetando-as com uma variedade de pessoas diferentes.
Entregar
A entrega envolve testar diferentes soluções em pequena escala, rejeitando aquelas que não funcionarão e melhorando as que funcionarão.
O Double Diamond não é um processo linear, como mostram as setas acima. Muitas vezes nós aprendemos algo a mais sobre os problemas que pode nos levar de volta ao início. Fazer e testar idéias em estágio inicial pode fazer parte da descoberta e, em um mundo digital e em constante mudança, nenhuma idéia está ‘terminada’. Feedbacks constantes são de extrema importância para o funcionamento e aperfeiçoamento dos produtos e serviços.